Cirurgia de ocidentalização dos olhos

Esse é um dos muito mitos sobre os japoneses que circulam na imprensa mundial. Mais de uma vez eu vi reportagens do Jornal Nacional ou no Fantástico. Com freqüência esse termo também aparece em jornais e revistas. A idéia que é transmitida é que no Japão predomina o padrão de beleza ocidental e que as japonesas se submetem a tal cirurgia para ficar mais parecidas com as ocidentais. Mentira!

Não estou dizendo que tal cirurgia não existe. Tanto ela existe, que pode ser realizada até no Brasil. Dei uma pesquisadinha no Google e achei dois sites que falam sobre isso: aqui e aqui. A questão está está em se chamar essa cirurgia de "ocidentalização dos olhos". É isso que não está certo.

Primeiro vou explicar o objetivo da tal cirurgia. Os olhos dos orientais podem ser classificados em dois tipos, dependendo da existência ou não de uma dobra na parte superior das pálpebras. No japão, os olhos que não apresentam tal dobra são chamados de "hitoe" (simples) e os olhos com a dobra são chamados de "futae" (duplos). Os dois tipos existem naturalmente tanto nos japoneses como em outras etnia asiáticas, ao passo que os olhos ocidentais são todos do tipo futae (duplos). Agora, o que faz um olho parecer asiático ou ocidental não é apenas a presença ou ausência da dita dobra, mas o formato como um todo. Na minha opinião, o que mais dá o aspecto de "puxado" do olho oriental são os cantos externos do olhos e formato como um todo. No geral, os olhos hitoe têm uma tendência ser menores (mais fechados) e mais angulosos do que os olhos futae, mas isso não é regra. Existem japonesas de olhos enormes, bem arredondados, nada oblíquos, porém inconfundivelmente hitoe (simples, sem a dobra). Por outro lado, existem pessoas com olhos pequenos, de forma amendoada, oblíquos, porém futae. Mesmo com a dita dobra, esses olhos são inconfundivelmente orientais. Eu tenho um conhecido japonês cujos olhos têm quase o triplo do tamanho dos meus, tem a dobra na pálpebra bem marcada, mas os cantos dos olhos dele são tipicamente orientais, puxados, rasgados.

No parágrafo acima, eu quis dizer (posso provar mais tarde com fotos) que a existência ou não da dobra nas pálpebras não determina o aspecto oriental ou ocidental dos olhos. E, mesmo japoneses que têm olhos (naturalmente) ocidentais, nem por isso parecem ocidentais. O aspecto ocidental vem de um conjunto de olhos, nariz e boca, além do formato do rosto mais oval e anguloso. Apenas "trocar" os olhos, não faz uma japonesa parecer ociden

Mas como explicar a existência de tal cirurgia, já que ela não confere o aspecto ocidental, que parecer ser o seu objetivo principal? É verdade que as japonesas (isso mesmo, somente as mulheres japonesas) consideram olhos futae mais bonitos. Elas consideram essa dobrinha na pálpebra como um sinal de beleza. Já ouvi e já vi discussões na internet sobre isso, onde algumas moças, orgulhosas, afirmam: quando eu acordo de manhã, os meus olhos são futae! Aliás, esse tipo de olho é bem comum: dependendo da hora do dia, a dobrinha aparece ou some. Tem também gente que tem um olho com dobrinha e o outro sem. Nos sites de namoro também, elas fazem questão de dizer: os meus olhos são futae, como se fosse um grande sinal de beleza.

Essa preocupação, das mulheres, com a dobrinha nas pálpebras chega ao extremo de algumas colocarem cola nas pálpebras para formar a tal dobrinha. Sim, existe cola própria para isso à venda no Japão!

O padrão de beleza

O que determina o padrão de beleza feminina em determinada cultura? Alguns podem dizer que é a mídia, que no caso, traria a influência ocidental para o Japão. Mas, em última análise, o padrão de beleza é determinado pelos homens da mesma cultura. Aí é que se percebe que o padrão de beleza no Japão não é ocidental. Eu nunca ouvi um homem japonês dizendo o quanto ele acha a Britney Spears sexy. Na verdade, os japoneses nem conhecem direito as famosas ocidentais. Elas não são populares por aqui. Se fosse assim, ver-se-iam muitos casais de homem japonês + mulher ocidental tanto aqui como no exterior. O que ocorre é o contrário: é muito mais comum ver mulheres japonesas com homens ocidentais. Mas aí, a questão vai muito além da beleza, pois a maioria das mulheres não buscam a beleza em primeiro lugar nos seus parceiros.

O padrão de beleza é uma coisa interessante de se conhecer em outras culturas. Por isso, eu já perguntei para vários amigos meus o que eles acham da mulher ocidental. Além disso, na conversa entre homens o assunto "mulher" é freqüente. Portanto, eu me considero habilitado para falar das preferências dos homens japoneses com relação às mulheres.

Pelo menos entre os meus conhecidos, a mulher ocidental é considerada bonita. O termo que eles usam é “kirei”, que significa bonita e mais nada. É como a beleza de uma flor. Uma flor é apenas bonita; não é sexy, nem provocante. Ou seja, a boniteza da mulher ocidental não significa que ela seja a preferida. Ao japonês, o que interessa mais é uma outra característica: a mulher tem que ser “kawaii”. E isso, as japonesas sabem ser! Kawaii significa bonitinha, delicada, frágil. Por exemplo, um cachorrinho fofinho é kawaii; um nenezinho é kawaii; uma florzinha pequenininha também é kawaii. Acho que a melhor tradução para kawaii é “amorzinho”. Sabe quando uma mulher vê uma roupa ou uma jóia que ela acha delicada e diz: Ah, que amor! ? É isso que é kawaii.

Portanto, o homem japonês se interessa por mulheres delicadas, pequeninas, frágeis, e até, infantis. Até nas revistas de mulher pelada (embora aqui elas não apareçam totalmente e peladas e, quando aparecem, tem um mosaico escondendo), não aparecem mulheres fazendo poses e caras sexies (na nossa concepção de sexy). O que aparecem são moças fazendo beicinho, olhando para cima, como se fossem criancinhas perdidas. Para um homem brasileiro, isso não é sexy; pelo contrário, é irritante. Dá vontade de dar um tapa da cara da mulher para ver se ela se ajeita. Mas, são características que só as mulheres japonesas têm. As ocidentais não interessam aos japoneses.

Eu por exemplo, prefiro mulheres fortes, mas ao mesmo tempo femininas, com tetas e bundas bem definidas. Para mim é importante que elas tenham jeito de mulher (adulta) e não de menininhas. Para os japoneses, por outro lado, as mulheres do tipo violão, são gordas. Eles gostam de mulheres restas, desbundadas e destetadas, como se fossem menininhas de 10 anos de idade. Não lhes excita ver uma mulher bonita, com um sorriso sexy e comportamento elegante. A eles, interessam mulheres magrinhas, pequeninhas, com cara de medo, de preferência, que entortem as pernas para dentro quando ficam com vergonha! Nada mais kawaii que mulher que entorta as pernas quando senta!

Em suma, as mulheres japonesas têm tudo o que os homens japoneses desejam. As ocidentais podem ser considerada bonitas, mas não são nem um pouco atraentes para os japoneses. Até pode ser considerado racismo, mas para todos os japoneses que eu perguntei, nem lhes passa pela cabeça namorar uma ocidental.

Nas locadoras de filme japonesas, pelo menos um terço do espaço é destinado a filmes pornográficos. Digamos que em determinada locadora tenha 1.000 títulos de filmes pornográficos. Desses, não mais do que 10 a 20 são importados, mostrando mulheres ocidentais. Filme pornográfico de mulher ocidental não tem saída no Japão!

Para terminar

É fato que muitas mulheres japonesas se preocupam em ter uma dobrinha. Mas nem lhes passa pela cabeça assemelhar-se às ocidentais. Elas dizem que os olhos com dobrinhas são mais “marcados”, e é isso que elas buscam, jamais a ocidentalização. Elas acham que, como japonesas, ficariam mais bonitas com olhos futae. Mas que fique claro, essa é uma preocupação totalmente feminina.

Aos homens japoneses pouco importa a existência ou ausência da dobrinha do olho das japonesas. Eles as avaliam no conjunto. Embora o importante mesmo seja ser kawaii (uma característica rara entre ocidentais e abundante entre orientais), mesmo na avaliação de ”bonita ou feia“, a dobrinha do olho tem pouca importância. Nisso eu concordo e até me arrisco a dizer que há mais feias com a dobrinha do que sem.

Quanto aos homens, nunca os ouvi dizer que se achavam mais belos se tivessem a pálpebra dobrada, ou porque tem a pálpebra dobrada. As mulheres japonesas quando se referem a um homem ocidental bonito, classificam-no de handsome, uma palavra em inglês para se referir à beleza ocidental masculina. Não sei como elas se referem a homens japoneses que elas acham bonitos.

O que é importante entender nisso tudo é que na cabeça dos japoneses, a beleza oriental e a beleza ocidental são duas coisas distintas. Não há cirurgia plástica que faça de uma oriental uma bela ocidental. As japonesas têm a sua beleza própria,que é apreciada pelos seus pares e, se algumas resolvem fazer cirurgia ou pôr cola nos olhos, é para realçar essa beleza e não para adquirir uma “beleza importada”.

Adriano Dal Bosco
, 06 Outubro 2005, às 02:03

Links para este artigo:

Criar um link


Comentários

# Anonymous * Isabeli * em 14 Outubro, 2005 10:49
Eu estava procurando um site ou blog que me mostrasse sobre a cultura japonesa e encontrei o seu.Achei maravilhoso como você descreve tudo o que lhe acontece aí no Japão. Meu maior sonho é morar aí e seguir a carreira de mangaká, e ,aprender sobre a cultura e os costumes de um país antes de morar(ou visitar) acredito ser fundamental. Muito obrigada por estar (sem saber) me ensinando sobre esse país tão maravilhoso! =^^=  
# Anonymous Israel em 20 Outubro, 2005 01:40
Concordo com a isabeli :D é interessante esse blog( tanto esse como o outro que você fala mais do seu dia-a-dia), mesmo sem saber está nos ensinando alguma coisa sobre o japão :D vlw :*  
# Anonymous Anônimo em 14 Abril, 2006 15:43
Simplismente imprecionante seu blog parabéns  
# Anonymous Faber katsume Johansen em 14 Abril, 2006 15:45
retrata muito bem como é o Japão e os japoneses parabens pelo blog  
# Anonymous Jun em 28 Abril, 2006 17:51
Hmmm.. normalmente qndo uma mulher axa algum homem (japones msm.. sei la.. xD) elas tb naum o xamam de kakkoii?..
Q vc ja deve saber q signifik algo como (legal, descolado, dependendo ateh bonito?)...
Da hr esse blog.. n.n
Flws..  
# Blogger Adriano Dal Bosco em 04 Maio, 2006 14:08
Pois é, Jun, como você disse, kakkoii quer dizer um monte de coisas, entre elas “bonito”, mas pelo que ue percebi até agora, as mulheres japonesas não usam essa palavra para descrever a beleza do homem ocidental. Elas usam kakkoii mais para japoneses, ou seja, é bonito, mas é um bonito diferente.

Por outro lado, eu já fui elogiado de kakkoii por japoneses homens, mas com relação à minha atitute e não à minha aparência.  
# Anonymous Kat em 29 Junho, 2006 21:33
Hummm..
Quer dizer então que eu nao teria qualquer saida com um japones, haha.
Nao sou baixinha, muito menos magrinha.. :P

Ja agora... Sera que me podes explicar, como é que se destingue um japones de um chines? Normalmente eu consigo destinguir, mas ha pessoas que nao é assim tao facil. Se algum chines/japones esta a ver o que escrevim vai-se sentir muito ofendido

Beijos  
# Anonymous Anônimo em 15 Agosto, 2006 15:38
Bom, uma coisa eu tenho certeza: 90% dos idols e celebridades no Japão não tem nenhuma caracteristica oriental, muito pelo contrário, tem olhos enormes (a maioria por cirurgia plástica, tantos homens quanto mulheres), rostos pequenos (muitos com cirurgia também) e cabelos louros, castanhos claros...

Entre garotas japonesas, adolescentes e de 20 e poucos anos, Paris Hilton, Jessica Simpson, gêmeas Olsen e Nicole Richie são icones de estilo incomparáveis, praticamente deusas (basta olhar as revistas para esse público). Todas querem os olhos de Ayumi Hamasaki.

Seja como for, a Ai Otsuka é muito mais popular entre homens que a Koda Kumi.  
# Anonymous Anônimo em 15 Agosto, 2006 15:39
E todos sabem que muitos japoneses tem adimiração MUITO grande pelos americanos e europeus.  
# Anonymous Diana em 21 Agosto, 2006 23:27
Minha mãe que é descendente de japones, tem olhos bem hitoe mesmo, mas são mais claros!

Ela diz que quando nova queria ter os olhos com as dobras porque quando faz maquiagem fica mais bonito, passa-se o lapis bem na borda dos olhos. Os olhos hitoe não tem como passar lápis!

Os meus olhos sao meio hitoe mas nao sao puxados, por eu ser mestiça. É meio ruim de passar lapis :D  
# Anonymous Anônimo em 07 Setembro, 2006 11:55
ótimo blog!
Mas eu acho q algumas japonesas q não eram mto bonitas ficam melhores depois da cirurgia.
Ayumi Hamasaki está bem melhor agora do q antes...

mas arabéns pelo blog, adorei!  
# Blogger Yoshio em 09 Outubro, 2006 00:40
"...Dá vontade de dar um tapa da cara da mulher para ver se ela se ajeita..."
Aauhauiahiahi! Muito fod#!  
# Blogger chemicalx_7 em 12 Novembro, 2006 18:38
aew gostei muuuuito do teu blog!
mas me responde algo...
Se os japoneses gostam de mulheres assim (kawaii) pq em tantos desenhos que eles fazem, elas têm seios enormes e glúteos tbm?
rsrsrs....
Ó só uma correçãozinha...
kra quem tem teta é vaca....
kkkkk
Abraço pra vc e td de bom vlw!  
# Anonymous Anônimo em 15 Novembro, 2006 18:15
huMMM...mas hein
conheço uma japa (linda linda)
ela vive no japão (Tokyo)
nos conhecemos a quase um ano
so de net, estamos sempre em contato(msn, emails)
nesse ultimo email q recebi
ela me chamava de Alan kakkoii
agora tô sem entender nada!!!
hahahaa
alanxavierr@hotmail.com
add me  
# Anonymous Anônimo em 28 Janeiro, 2007 15:09
Anonima2
Eu adoraria fazer plástica nos meus, já que são bem orientais tanto que sinto até coceiras nos cantos. Talvez por uma questão de anatomia devido o avanço da idade.  
# Anonymous Anônimo em 28 Janeiro, 2007 15:23
Eu diria que muitos orientais não fazem plástica nos olhos somente por problemas estéticos, mas por necessidade, pois acredito que os nossos olhos não favorecem
boa visão devido a sua forma anatomica, por exemplo,já ouvi queixa de oriental de que os cílios adentram, prejudicando a visibilidade e irritando.  
# Blogger Pyke em 08 Fevereiro, 2007 12:55
Ola, achei interessante voce comentar sobre a preferencia do homem japones em mulheres que tenham um jeito infantil, porque ja li que a pedofilia no Japão é maior que em muitos paises ocidentais, e apesar de ser crime la, existe todo um mercado formal de produtos pra pedofilos, como cita esse blog:
http://diariojapones.blogspot.com/

Gostaria que voce comentasse a respeito.  
# Anonymous Anônimo em 12 Junho, 2007 15:27
Hehehe... meu sonho é fazer essa cirurgia, tanto que o farei em Outubro.. tenho olhos grandes e arredondados, porém a minha dobra fica bem escondida... preciso destacá-la... acredito que ficarei bem mais bonita depois da cirurgia...  
# Anonymous Anônimo em 22 Julho, 2007 18:33
tbm pretendo realizar essa cirurgia, no entanto ainda estou pesquisando bons cirurgiões desta área!  
# Anonymous Anônimo em 24 Setembro, 2007 21:17
pedofilia tem no mundo todo, a diferença que aki no Brasil é muito pior, tem cenas de estupros prostituiçao infantil etc totalmente impune.  
# Anonymous Anônimo em 12 Outubro, 2007 21:32
muito legal o seu blog parabens!  
# Anonymous Anônimo em 16 Outubro, 2007 13:33
pois é cara muito interessante esse teu blog, será que tem como você falar de como são as japonesas de 16 a 22 anos, as colegiais, como se comportam? como andam? elas paqueram na rua? elas andam acompanhadas de outras? elas saem muito pra festas? enfim você já entendeu né, sou muito curioso com essas coisas, afinal você já falou sobre quase todos do japão menos delas.
meus parabéns pelo blog, muito bom mesmo...  
# Anonymous *~La em 15 Novembro, 2007 12:36
Olá!
Estava procurando no Google, sobre penteados japoneses e encontrei seu blog (?!). Comecei a ler alguns artigos e achei super interessante. Então não pude deixar de comentar. Você fala muito bem (com exceção da expressão "teta" que é ofensiva) e gostaria de parabenizá-lo por isto e agradecer por nos passar essas informações.
Essa questão da pedofilia é muito complicada e delicada de se tratar.
E com relação aos animes que mostram meninas com seios enormes e os meninos babando por eles, eu também fiquei curiosa. Poderia nos explicar essa contradição (ou sei lá o que)?
*PARABÉNS E OBRIGADA*  
# Anonymous Bell em 06 Janeiro, 2008 02:57
Olá ^___^

Gostaria que vc me tirasse uma duvida.
queria saber q tipo de comunicação via internet os japoneses jovens usam.Tipo, aqui msn , e ai quais são.

Adoro o jeito que vc escreve *____*

=***


meu msn me add, gerbel_22@hotmail.com  
# Blogger Adriano Dal Bosco em 06 Janeiro, 2008 04:08
Bell

Eu não sou tão jovem assim, não tive muito contato com adolescentes no Japão e não sei nem mesmo se eles têm o hábito de utilizar mensageiros instantâneos.

O que eu posso dizer é que eles utilizam muito as mensagens de texto no celular, de um modo que no Brasil não dá nem para imaginar. Há dois fatores principais para essa popularidade das mensagens de texto:

1) É muito mais fácil escrever japonês no teclado do celular do que qualquer língua que utilize o alfabeto.

2) Os japoneses não gostam muito de incomodar os outros, por isso evitam de telefonar sem necessidade. Em vez disso, preferem enviar mensagens de texto, que a outra pessoa pode ler quando não estiverem ocupadas e responder. Mas, talvez por força do hábito, mesmo quando a outra pessoa responde imediatamente, eles continuam o diálogo através das mensagens de texto.

Pelo computador, também. Eu só conheço um cara que usa MSN, mas isso é porque ele fez intercâmbio na China e usa para se comunicar com os amigos dele de lá. No entanto, os “murais eletrônicos”, que os japoneses chamam de keijiban são muito populares. Eles organizam murais eletrônicos para se comunicarem com colegas de aula ou companheiros de grupos de atividades extra-classe.

O Orkut nunca se popularizou no Japão. Provavelmente isso aconteceu porque nos primeiros anos, o Orkut não permitia a postagem de mensagens em japonês. Nesse meio-tempo foi criado um site parecido chamado Mixi, que é tão popular no Japão quanto é o Orkut no Brasil. O Mixi tem um blog integrado e, ao que me parece, é o que os japoneses mais gostam de utilizar. Eles escrevem nos seus blogs e assim deixam seus amigos a par do que está acontecendo na vida deles. De todos os japoneses que eu conheci que utilizavam o Mixi, nenhum pareceu muito interessado nas comunidades.

Bom, é isso o que eu sei. Pretendo escrever mais sobre isso num artigo sobre a internet no Japão.  
# Blogger Cibele em 06 Janeiro, 2008 14:46
Adriano, costumo ler alguns blogs de vez em quando, mas nunca postei nenhum comentário. Hoje só por curiosidade coloquei "dobrinha no olho" prá ver se saía alguma coisa...rs, já que eu gostaria muito de ter a dita dobra. Fiquei muito contente ao ler o texto, pois agora já sei o que falar para os amigos quando alguém ficar perguntando o porquê de eu querer fazer a tal cirurgia, pois acham que vou perder a característica, o que é impossível! Abraços  
# Blogger Adriano Dal Bosco em 06 Janeiro, 2008 15:33
Cibele

Obrigado pelo privilégio de ser o primeiro blogueiro a receber um comentário seu.

Se você tem vontade de fazer a cirurgia, acho que ninguém pode julgá-la por isso. Eu — e provavelmente a maioria dos homens ocidentais —, no entanto gosto mais das orientais hitoe (sem a dobrinha), embora concorde com os japoneses no ponto de que acima de tudo vale o conjunto.

Outro assunto que eu não abordei aqui é o do tingimento dos cabelos. Muitos japoneses, independente do sexo, gostam de tingir o cabelo de cores mais claras, visto que a maioria tem cabelo preto ou no máximo castanho escuro. Eles tingem para ficarem mais “claros” (uma palavra que em japonês também tem o sentido de “alegre”), sem nunca lhes passar pela cabeça que isso possa lhes fazer mais parecidos com ocidentais.

No começo, eu achava muito estranho mulheres japonesas com cabelos castanhos claros ou loiros. Agora, eu até gosto. Tem mulheres japonesas que realmente ficam mais bonitas com o cabelo tingido.

E você, também gostaria de tingir o cabelo?  
# Anonymous Rosa em 07 Janeiro, 2008 03:27
E eu quero fazer uma cirurgia para ficar com os olhos tipo futae, pequenos, amendoados e obliquos porque eu acho lindo e sou ocidental.
Vc sabe se existe? Alguem sabe? Se souber pode me mandar um e-mail com a notícia e a reportagem?

e-mail: rosasantospink@hotmail.com

Muito obrigada =)  
# Anonymous Cibele em 07 Janeiro, 2008 17:16
Oi, Adriano.
Meus cabelos já sabem o que é tinta a muito tempo já, tadinhos...rs. Não gosto do cabelo preto, acho que enjoei. Gosto do cabelo puxado para o avermelhado, mas costuma ficar com a cor mais para o tabaco, visto que não tenho tempo para manutenção da cor vermelha. Mas adoro pintar o cabelo. Como diz o outro: "Cabelo bom pode fazer o que quiser" ...
Mas voltando a tal da dobra, meu pai diz que em mim ficaria bom, pois os meus olhos, apesar de hitoe, não são pequenos, eu até gosto deles, mas o problema é que gosto de maquiar e a falta da dobra me limita... Mulheres, mulheres... nós e nossos problemas, né? Um abraço.  
# Anonymous bell em 08 Janeiro, 2008 02:03
Muito obrigada por tirar minha dúvida! =)  
# Blogger Juliane em 15 Fevereiro, 2008 15:48
ahh!
Eu queria ter as dobrinhas dos olhos, mais infelizmente não tenho >.<''
E acho que meus pais nunca iam deixar eu fazer uma plástica T.T
Adorei o Blog v^^  
# Anonymous OZ em 08 Março, 2008 01:27
Muito interessante! me aprofundei no assunto e fiquei meio confuso.


Eu posso provar com fotos que a existência ou não da dobra nas pálpebras não determina o aspecto oriental ou ocidental. Significa ter olhos grandes não é sinônimo de beleza, e olhos puxados nao é sinônimo de feiúra.


As fotos nos endereços:

Angela Steelman
http://babesmedia.entertainment.ign.com/babes/image/article/561/561025/ign-babes-interview-angela-steelman-20041027114347359.jpg

http://bp0.blogger.com/_90E2KYbiZHY/R8_pEVMqWMI/AAAAAAAABgU/mQyIIpqbyX4/s1600-h/ign-babes-interview-angela-steelman-20041027114350250.jpg

Kyoko
http://i6.photobucket.com/albums/y218/hyperdx/kyokofukada.jpg

LKF
http://bp1.blogger.com/_90E2KYbiZHY/R9EJPWnthjI/AAAAAAAABkU/QA_S3wHZVAY/s1600/LKF.jpg

Utada Hikaru
http://bp1.blogger.com/_90E2KYbiZHY/R9EJwWnthkI/AAAAAAAABkc/saU0mlUXk1Q/s1600/81606-utada-hikaru-003.jpg

Shin
http://bp2.blogger.com/_90E2KYbiZHY/R8_p21MqWNI/AAAAAAAABgc/_h8yJK9Zh8c/s1600/shinmina.jpg


Copiar endereço, Click varias vezes sobre endereço, ate selecionar por completo, copie e cole.


O nome certo seria cirurgia de correção ou mudança estética das pálpebras, não ocidentalizaçao. Adriano tem toda razão, Os olhos que não apresentam tal dobra são chamados de "hitoe" (simples) e os olhos com a dobra são chamados de "futae" (duplos).

Ressaltando que Michael Jackson se submeteu a cirurgia de europeização, não uma correção ou mudança estética!. Levando em conta que o aspecto ocidental (europeu) vem de um conjunto de olhos, nariz e boca, além do formato do rosto. Apenas "mudar" as pálpebras, não faz uma japonesa parecer ocidental.


O nome ocidentalizaçao esta correto? ou seria cirurgia para fazer dobras ou risco nas pálpebras?  
# Anonymous Evo em 08 Março, 2008 17:55
Mulher bonita é bonita de qualquer jeito, com olhos puxados ou grandes tanto faz.  
# Anonymous Evo em 08 Março, 2008 17:57
Agora o nome ideal seria cirurgia para fazer dobras e risco nas pálpebras, nao ocidentalizaçao.  
# Anonymous Anônimo em 26 Abril, 2008 22:10
E quem é que lhe diz que os asiaticos com palpera não têm já uma descendencia ocidental mesmo que afastada? Nas figuras tradicionais asiaticas não aparece nem uma pessoa com palperas. Palperas a ligação com o ocidente mesmo que tenha sido umas 5 gerações atrás.  
# Anonymous Anônimo em 26 Abril, 2008 22:15
Mudar as palperas não faz uma mulher\homem japones\a parecer ocidental mas apróxima-o. Até porque também há ocidentais semelhantes a orientais, há muita mistura, e há sem duvida uma padronização da estética com tendências mais ocidentais que orientais, o que nao quer dizer que não mude com o tempo.  
# Anonymous Evo em 30 Abril, 2008 13:33
A questao não é se possui descendência ocidental mesmo que afastada. Isso é irrelevante. Se uma familia 100% oriental tem pai e mae com olhos grandes, os filhos possivelmente terão olhos grandes, se os filhos repetirem a dose os descendentes terão o mesmo perfil, mesmo nao possuindo nenhuma descendência ocidental.

A questao é, uma japonesa faz uma cirurgia das pálpebras dos olhos por queixa de que os cílios adentram, prejudicando a visibilidade e irritando a vista, a intenção da paciente é eliminar o desconforto, Nao ocidentalização dos olhos.

Há casos de pacientes que fazem cirurgia por motivos estéticos, Nao para imitar uma ocidental, mas por ter olhos anormalmente puxados e pequenos, mesmo para os padrões orientais, então seria uma correção da anomalia estética. Não ocidentalizaçao.

Há outros casos que a paciente realmente deseja ficar com uma estética ocidentalizada. Isso sim é uma cirurgia de ocidentalizaçao!

Portanto, é um erro de interpretação generalizar todas essas cirurgias diferentes usando o mesmo nome: Cirurgia de ocidentalizaçao.

Mudar as palperas não faz necessariamente uma homem/mulher oriental parecer ocidental, Nao significa necessariamente desejar ter um visual ocidental.

As fotos de uma japa:

http://www.photo111.com/picgallery/japanese/HarunaYabuki/146photo111.jpg

http://www.photo111.com/picgallery/japanese/HarunaYabuki/152photo111.jpg

http://www.photo111.com/picgallery/japanese/HarunaYabuki/101photo111.jpg

A modelo das fotos se parece com ocidental? Acho que nao! É completamente evidente a origem oriental dela, inconfundivel. Alguns orientais tem olhos mais puxados e outros menos, é dificil definir. Ainda dizem que a media dos japoneses tem aparência diferente dos chineses e coreanos, filipinos ...

sei lá!

O nome ocidentalizaçao do olhos significa puxar a sardinha pro nosso lado? claro!  
# Anonymous Evo em 30 Abril, 2008 14:25
Nas figuras tradicionais asiaticas não aparece nem uma pessoa com palperas. Palperas significa a ligação com o ocidente mesmo que tenha sido umas 5 gerações atrás.

No Japão o período datado a partir de 20 mil a.C. é conhecido como Era Jomon. A maioria dos habitantes dessa época eram aborígenes de aparência indígena-caucasiano. Apos a invasão e colonização do Japão por um povo de origem desconhecido, supostamente asiáticos-orientais com traços culturais judaicos, a população local da ilha passou a ter aparência cada vez mais asiática.  
# Anonymous Anônimo em 08 Maio, 2008 19:29
O padrão de beleza ocidental é dominante no Japão?

Qual o padrão de beleza japonesa?  
Postar um comentário

<< Página inicial


This page is powered by Blogger. Isn't yours?